Cobertura da primeira edição do Ramp Up Tour 2025
Tudo o que rolou na primeira edição do principal evento de marketing e vendas B2B do Brasil.
Escrevendo esta edição da newsletter Ramp Up ainda na empolgação (e cansaço) da primeira edição do Ramp Up Tour 2025 que aconteceu em São Paulo ontem, dia 25/02.
Quem teve a oportunidade de participar ao vivo teve uma experiência única. A frase que eu mais ouvi dos participantes foi “as palestras são verdadeiras aulas!”.
Mesmo acreditando que não dá pra reproduzir a experiência do evento apenas retratando como foi, me comprometi a fazer uma cobertura para os leitores da news, então vambora!
Sobre o evento
O Ramp Up Tour é um projeto que nasceu em 2018 - segundo ano da Ramper - e rodou o Brasil 2x antes da pandemia. Ele nasceu com o propósito de conscientizar as empresas sobre as técnicas mais modernas para fazer negócios no B2B.
Agora em 2025, retomamos o evento com o mesmo propósito, mas com uma ambição renovada. Vemos alguns eventos/comunidades que são a “praça pública” de mercados como startups, SaaS, e-commerce, entre tantos outros. Mas qual a praça pública do B2B?
O Ramp Up Tour é o local onde o ecossistema B2B se reúne para discutir: estratégia, gestão e crescimento.
E para entregar essa proposta de valor, nós focamos nos seguintes pilares:
Foco em conteúdo: o evento não é baseado em tendências, não tem feira de negócios, tampouco é um “clube de networking”. Quem vai ao evento tem a oportunidade de passar o dia imerso no que há de mais atual em termos de métodos, tecnologias e canais para fazer negócios no B2B.
Experiência imersiva: a jornada de conteúdo é construída sobre uma narrativa, passando pelos principais pilares que compõem a estratégia de crescimento de uma empresa B2B. É uma oportunidade única para empreendedores e lideranças colocarem suas empresas em perspectiva.
Os maiores especialistas B2B: eu queria trazer a melhor pessoa que eu conheço para falar sobre cada tema, por isso escolhi a dedo os palestrantes/mentores. A base para estar no palco do Ramp Up é ter conhecimento de causa, ou seja, fazer dentro de casa aquilo o que prega e ter cases que o validam.
Formato itinerante: queremos cobrir algumas das principais cidades do Brasil para estender a oportunidade para além dos polos mais conhecidos. Retomamos o Tour com 6 cidades mapeadas, mas estudamos a possibilidade de ampliar o escopo para outras regiões.
Organização em módulos: como o evento é focado para empreendedores e líderes, nós modularizamos os conteúdos para trazer uma visão holística dos pilares de receita. Os módulos são: 1) estratégia e gestão; 2) marketing e geração de leads; 3) vendas e prospecção.
Sessões de mentorias: um dos diferenciais do evento é o acesso aos palestrantes, que permanecem no evento para interagir com o público. Temos sessões de mentorias abertas ao término de cada módulo, onde tiramos dúvidas coletivas, e também atendemos individualmente as pessoas que nos procuram durante o evento.
Ecossistema de soluções: outro item que eu escolho a dedo são as marcas que se associam ao Ramp Up. Queremos construir um ecossistema de soluções sinérgicas e complementares para que empresas B2B encontrem seus fornecedores de crescimento em um único local.
Agora bora dar um zoom nos conteúdos:
Ricardo Corrêa (yo) fala sobre “estratégias de go-to-market para empresas B2B”
Começo minha palestra falando sobre os principais desafios que uma empresa B2B enfrenta em cada estágio até superar a marca de R$10m. Em seguida, comento como foi a minha jornada pela Ramper e como superei cada um dos estágios.
A espinha dorsal da minha palestra é falar sobre os motores de go-to-market de uma empresa B2B, sendo eles:
ICP: e o impacto que ele tem da definição de todos os itens da estratégia.
Proposta de valor: a importância de posicionar a oferta da empresa entre “boutique”, “padronizado” e “commodity” e as vantagens de cada um.
Modelo de negócio: como deve ser estruturada a área de vendas e nível de interação humana em cada um dos modelos. Enfatizo o risco de focar vários modelos ao mesmo tempo, em especial quando se é pequeno.
Canais de marketing: caminhos para uma empresa escolher seus canais de marketing e geração de leads a partir do seu ICP e seu modelo de negócios.
Acredito que o principal diferencial da minha palestra é que falo sobre conceitos sem ser teórico. Eu “abro o capô” de como fazemos as coisas na Ramper e cito também alguns cases próprios.
Lucia Haracemiv fala sobre “quando ‘fazer tudo’ não é o bastante para bater metas"
A Lucia tem uma energia muito boa e performa muito bem no palco! Ela começa a palestra dela trazendo uma visão processual dos pilares de uma empresa: mercado > Objetivo > Estratégia > Estrutura.
Na hora de desdobrar a estrutura entre “processos, gestão, tecnologia, pessoas”, as empresas normalmente começam pelo fim - algo que eu falo muito. Querem escolher uma tecnologia e espera que esta resolva magicamente seus problemas, quando deveriam focar em:
Liderança: como as habilidades de quem lidera - comunicação, influência, criatividade, gestão de conflitos e consequências - impacta diretamente na performance do time.
Execução: a base da execução é a disciplina, por isso a importância de ter indicadores, planejamento, rituais e playbooks. Não apenas tê-los, mas principalmente segui-los.
Gestão de talentos: onde a maioria das empresas peca, que é a na contratação, desenvolvimento e retenção das pessoas, o que vai impactar diretamente na cultura de vendas da empresa.
Sergio Fernandes fala sobre “como aumentar sua conversão utilizando IA”
Muito antes do atual hype da IA, o Sergio já estava desenvolvendo sua plataforma, que nasceu como uma IA generativa para ajudar profissionais de marketing com copys e hoje ampliou seu escopo apoiar várias frentes da área de marketing.
Na sua palestra, o Sergio traz uma visão bem prática (passo a passo mesmo) de como criar uma campanha do zero utilizando IA:
Definição do público: desde a aplicação de critérios quantitativos, até a condução de pesquisas qualitativas
Lead magnets: como definir qual material criar para causar o impacto desejado e como utilizar IA para construir os materiais.
Engenharia de prompts: como alguém que realmente entende do assunto, ensina em detalhes como contextualizar a IA para obter o resultado desejado
Estrutura de funil: como construir os principais assets que compõe a jornada de conversão: criativos, formulários, páginas, agendamento / levantada de mão.
Por fim, mostra na prática os resultados que obteve nas suas campanhas e compartilha os principais aprendizados.
Fabricio Toledo fala sobre “*o que aprendemos gerando 5 milhões de leads”
O Fabricio tem uma visão privilegiada para fazer análises de marketing digital, pois sua plataforma está integrada à milhares de sites e trafega milhões de dados e conversas todos os meses.
Ele começa falando sobre as mudanças que estão acontecendo nos canais de marketing digital e o problema tradicional que as áreas de marketing sofrem: pressão por resultados rápidos que levam à campanhas genéricas e rápida saturação dos canais.
Como forma de driblar esses problemas, o Fabricio aprofunda em 4 pliares do marketing B2B:
Alvo (pessoas): como conduzir pesquisas assertivas para entender quem é o seu cliente e como ele compra.
Posicionamento: como você se posiciona na cabeça do cliente (qual problema sua empresa resolve e como).
Mensagem - como comunicar a dor, gerar urgência, criar diferenciais e consistência.
Canais - o que fazer para awareness, consideração, relacionamento, oportunidade e fechamento.
Para cada um desses pilares, ele demostra pelo menos 3 cases reais, o que atesta o conhecimento e agrega muito valor para que está assistindo.
Kelmer Teixeira fala sobre “o marketing arquitetado para vendas enterprise”
Pra mim, “o cara” do Brasil quando o assunto é marketing/vendas baseado em contas (ABM). Consegue expressar o conceito sem apedrejar conceitos já consolidados como inbound e outbound. Na verdade, foca em falar como os conceitos se diferenciam e coexistem.
Também o considero legítimo para falar, pois além de ter construído um software de ABM, ele atende diversos clientes expressivos pela Bowe, com cases validados. No seu conteúdo, ele aprofunda em temas como:
Quando o ABM se aplica: cadeia de decisão complexa + negócio nichado + ticket médio alto
Componentes fundamentais do ABM: tierização de ICP, definição de potencial de conta e quando aplicar 1-to-1, 1-to-few, 1-to-many
Construção de plays: detalhamento das ações em cada uma das etapas - criação, captura e conversão de demanda
Etapas de planejamento de um projeto ABM
Tech stack a ser usado em cada etapa: mapeamento de contas, enriquecimento de dados, outreach, planning e fluxo de retomada.
A palestra tem bastante profundidade e poderia muito bem ser considerado um curso para quem deseja implementar uma estratégia ABM.
Kesley Barros fala sobre “prospecção que funciona em 2025”
Com a saturação dos canais de prospecção, Kesley já abre sua palestra falando sobre o grande problema da atualidade: o foco em volume (listas frias, templates genéricos, profissionais despreparados).
Para ajudar as empresas a sairem do modelo de prospecção à lá 2019 e trazerem para os dias atuais, seu conteúdo foca nos pilares:
Preparação: como clusterizar ICPs ajuda escalar a personalização dos copys.
Segmentação: uso de diversas fontes de dados (LinkedIn, Receita Federal, big datas) e prospecção além do outbound (inbound ativo, leads perdidos de CRM).
Automação: quando fazer ações 1-to-few e 1-to-many no outbound através de cadências inteligentes e otimizações constantes.
Conexão: quando a tecnologia sai de cena e o fator humano faz diferença. Uso de sinais sociais, intenção e janelas de atenção para evitar dispersão de esforço do time comercial.
Eu gosto daquela metáfora que diz que “não dá pra dizer que conhece a Disney só porque alguém te contou – você precisa ir até lá pra ver com seus próprios olhos”. Mas fiz o possível para transmitir um pouco a experiência do evento para os leitores da newsletter.
Se você perdeu essa primeira edição, ainda teremos outras em São Paulo (a próxima é em abril), além de passar por outras cidades como BH (março), Floripa (maio), Rio (julho), Curitiba (setembro) e Goiânia (outubro).
Para ver alguns takes do evento e a cobertura que eu fiz em áudio visual, assista ao vídeo que vou publicar no canal Ramp Up do Youtube:
🚀 Alguns Up’s pra você fixar
O Ramp Up Tour tem a ambição de ser o local onde o ecossistema B2B se encontra para discutir estratégia, gestão e crescimento.
O Tour já tem 10 edições planejadas e vai passar por cidades como: São Paulo, BH, Floripa, Rio, Curitiba e Goiânia.
Só apresenta conteúdo no Ramp Up quem é comprovadamente especialista no tema e tem conhecimento de causa (teóricos ficam de fora).
O maior valor do evento está em responder as dúvidas de negócios que os participantes foram buscar, por isso fazemos as sessões de mentorias.
A narrativa dos conteúdos é pensada para cobrir cada um dos principais pilares que compõe a geração de receita de uma empresa B2B e as principais mudanças da atualidade.
⚡ Conteúdos rápidos da semana
💥 Destaque da semana
Se você perdeu a primeira edição do Ramp Up Tour, don't panic, ainda teremos outras oportunidades para estarmos juntos em um dia inteiro de conteúdos e mentorias.
Próximas edições do Ramp Up Tour:
Belo Horizonte (20 de março)
São Paulo (16 de abril)
Florianópolis (22 de maio)
Leitores da newsletter têm acesso à ingressos com desconto. Só acessar o link da imagem abaixo e colocar o cupom RAMPUPNEWS no checkout da sua compra.
🤘 Outros conteúdos pra você rampar
Neste episódio do Start Ups N’ Downs, tivemos a honra de entrevistar o Rafael Rosa, empreendedor amigo que foi um dos meus primeiros clientes pela Siteina (10 anos atrás) e que tem uma história incrível.
Sua jornada, repleta de “ups n downs”, passa pela construção e dissolução da uma empresa de ERP “genérico” até chegar na proposta de valor da Eloca, um SaaS vertical para mercado de locação.
O Rafael compartilhou conosco de forma muito verdadeira seus principais desafios e como ele os superou. Reforça também algo que falamos constantemente: a importância do foco em um nicho. Para ouvir o episódio, acesse no Youtube ou no Spotify.
👋 Antes de ir…
O Ramp Up é um hub de conteúdos B2B. Conheça também o nosso canal de Youtube.
Conecte-se com o maior especialista em crescimento de empresas B2B do Brasil pelo LinkedIn e Instagram.
Conheça a Ramper, a mais completa e plataforma de crescimento para negócios B2B.
Curtiu o conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que precisam dar um ramp up em seus negócios.
Garante que já se inscreveu na melhor newsletter para negócios B2B e boa rampar!
Forte abraço 🤘
Ricardo Corrêa