Estratégia de eventos para crescer no B2B
Eventos: a estratégia que energiza sua marca, geração de negócios, relacionamento com clientes e parceiros, e ainda contribui para construção de autoridade e comunidade.
Evento para empreendedores B2B e gestores de áreas de receita
Galera, o principal evento de marketing e vendas B2B está de volta - o Ramp Up Tour! Oportunidade única pra passar um dia comigo e outras feras do B2B.
A proposta do evento é um conteúdo imersivo e prático onde “abrimos nossa cozinha” e mostramos como fazemos as coisas na Ramper. Além de mim, teremos a Lucia (DNA de Vendas), Fabricio (Leadster), Kelmer (Bowe), Kesley (Ramper) e Sergio (Baseworks) palestrando e mentorando.
A próxima edição será no dia 25 de fevereiro (terça que vem) em São Paulo. Leitores da newsletter pagam mais barato. Vejo você lá!
Abrindo a edição da newsletter Ramp Up, como tudo o que procuro transmitir de conteúdo é baseado em conhecimento de causa, se não acreditássemos em eventos, nós não faríamos o nosso.
Sempre que tenho oportunidade, comento nos meus conteúdos que as épocas que eu produzo conteúdos - atuo como um “founder creator” - e a Ramper faz eventos, nossa curva de crescimento é muito mais acelerada. Nos períodos que estivemos fechados pra dentro da operação e paramos de produzir conteúdos/eventos, a curva desacelerou.
Um pouco da nossa história com eventos
Em 2017, quando a Ramper surgiu e tudo era mato no B2B, eu comecei a ser chamado para dar cursos e palestras, e isso acelerou muito o crescimento inicial da minha empresa.
Tanto que, em 2018, eu decidi criar meus próprios eventos onde eu pudesse palestrar por todo o Brasil. Na época, nos associamos à empresa do Aaron Ross e começamos a disseminar o conceito de Receita Previsível pelo Brasil afora.
Em 2019, dobramos nossa aposta na estratégia: passamos por 15 cidades e fechamos o ano com uma edição pra mais de 1.000 pessoas, o que fechou o tour como maior evento B2B do Brasil.
Em 2020, com pandemia, os planos mudaram e tivemos que adaptar para o digital - o que é bom, mas não é a mesma coisa. Nesse período, aprendemos a fazer lives e “bombamos” com dezenas de conteúdos que alcançaram milhares de pessoas.
Mas nada substitui a experiência presencial. Por isso, há cerca de 1 ano voltamos a testar fazer eventos e validamos o que seria o "produto certo".
Relançamos o Ramp Up Tour remodelado, como uma imersão feita para gestores de empresas B2B que querem crescer e precisam dos métodos e técnicas certas para isso.
Por que eventos são estratégicos no B2B?
Se o seu plano de marketing B2B de 2025 não contempla eventos, já pode voltar pra prancheta e corrigir.
Eventos são uma das estratégias mais poderosas para empresas B2B. Uma estratégia de eventos energiza todas as etapas da jornada comercial de uma empresa B2B:
Constrói autoridade e audiência
Gera novos negócios
Acelera negócios no pipeline
Educa leads e clientes
Aumenta o LTV de clientes ativos
Desenvolve parcerias estratégicas
Além disso, eventos impactam diretamente o posicionamento da empresa. Justamente por não serem triviais de executar, eles se tornam um diferencial competitivo.
Um dos erros comuns que a galera comete é tentar colocar o evento no gabarito de um canal de geração de leads e tentar aferir o ROI do evento.
Nem tudo no marketing B2B precisa dar ROI explícito. Eventos costumam dar ROI - basta considerar o impacto nos tópicos que citei - mas nem sempre é fácil mensurar.
Ainda assim, é possível organizar eventos que geram caixa ao invés de consumir recursos, o que, no fim das contas, resulta em um ROI infinito.
Vou trazer algumas ideias de como sua empresa B2B pode explorar eventos:
Conferências: eventos focados em conteúdo e educação de mercado, para algumas centenas de participantes, mesclando clientes e potenciais clientes.
Encontros intimistas: eventos menores, com foco em aproximação e benchmark, direcionados para um grupo exclusivo de contas. Café da manhã, happy hour, degustações com um conteúdo breve, em formato de “talk”.
Festivais de grande porte: eventos para milhares de pessoas, com múltiplas palestras e experiências. Nem sempre o foco é direto em negócios, mas ajudam a posicionar a marca como referência.
Eventos online: uma porta de entrada para quem quer reduzir custos e complexidades, enquanto ganha experiência com logística e execução. Webinars e lives são ótimos formatos para começar.
Caso sua empresa ainda não tenha planejamento para eventos próprios, uma alternativa é participar como parceiro ou patrocinador de eventos relevantes no seu setor. Mas vá além de apenas ter um estande em feiras: busque colaborar ativamente em iniciativas de educação e conteúdo.
Estar ativo em eventos também incrementa suas campanhas de marketing e prospecções. Você pode usar CTAs menos “vendedores” e mais focados em gerar valor antes de colher valor.
Como começar com eventos no B2B
Quando pensamos em eventos, automaticamente vem à mente o custo e a complexidade envolvida, e a maioria das empresas B2B acredita ser pequena demais pra isso.
Muita gente me pergunta se poderia começar a estratégia com eventos online, e eu acredito que um não exclui o outro. Como comentei no início da newsletter, na Ramper nós fazemos os dois.
Não há comparação entre o engajamento de quem participa de um evento presencial e passa um dia inteiro com você, e quem assiste alguns minutos de uma live no YouTube.
Para criar uma experiência de comunidade, só os eventos presenciais são capazes de proporcionar. Ter os eventos que são a praça pública do seu segmento é algo digno de alguém que é líder de categoria.
Se você tem planos de explorar uma estratégia de eventos este ano e não sabe por onde começar, eu gravei este vídeo abaixo com um passo a passo:
Nele, eu trago ideias sobre como construir audiência para o evento, como dimensionar e contratar a estrutura, quanto cobrar no ingresso etc.
🚀 Alguns Up’s pra você fixar
Empresas B2B que investem em eventos e conteúdo crescem mais rápido do que aquelas que não investem.
Usamos eventos desde 2017 na Ramper para educar o mercado e gerar demanda. Os eventos têm um impacto direto na construção da nossa marca.
Eventos vão além da geração de leads: eles constroem autoridade, aceleram vendas e criam comunidade.
Existem diferentes formatos de eventos, de pequenos encontros a festivais, e cada um pode atender um objetivo de negócio diferente.
Empresas de qualquer porte podem explorar eventos - e há formas de torná-los rentáveis desde o início.
⚡ Conteúdos rápidos da semana
💥 Destaque da semana
Se você leu a newsletter até aqui, reforço meu convite para estar comigo e outras feras do B2B pessoalmente e ter uma imersão.
A próxima edição do Ramp Up Tour será dia 25 de fevereiro em São Paulo e você que acompanha minha newsletter tem condição especial. Acesse link da imagem abaixo e colocar o código RAMPER150 no checkout. Nos vemos lá!
🤘 Outros conteúdos pra você rampar
Eu faço parte de alguns grupos de founders e as dúvidas mais constantes que vejo a galera mandar estão ligadas à stock options, partnership, cliff, vesting e afins.
O assunto é técnico e complexo, mas buscamos explorá-lo de uma ótica prática, trazendo respostas às perguntas mais comuns ligadas ao tema. Para ouvir este episódio, escolha entre Youtube ou no Spotify.
👋 Antes de ir…
O Ramp Up é um hub de conteúdos B2B. Conheça também o nosso canal de Youtube.
Conecte-se com o maior especialista em crescimento de empresas B2B do Brasil pelo LinkedIn e Instagram.
Conheça a Ramper, a mais completa e plataforma de crescimento para negócios B2B.
Curtiu o conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que precisam dar um ramp up em seus negócios.
Garante que já se inscreveu na melhor newsletter para negócios B2B e boa rampar!
Forte abraço 🤘
Ricardo Corrêa