Meus 6 maiores aprendizados de 2025
O que realmente moveu o ponteiro na Ramper este ano e que vai ditar o ritmo de crescimento em 2026.
Esta possivelmente será a última edição da newsletter Ramp Up de 2025 e eu estava aqui quebrando a cabeça com o meu time sobre qual seria o melhor conteúdo para fechar o ano.
Decidi fazer, então, um recap sobre coisas que eu aprendi (ou potencializei) em 2025 que podem ser fatores de soma pra quem lê a newsletter.
Eu tenho uma visão privilegiada por ocupar duas cadeiras simultaneamente: a de CEO de uma empresa de software B2B que escala (com todos os desafios de gestão e bottom-line) e a de Creator B2B que está olhando para o mercado o tempo todo.
O fato de eu produzir muitos conteúdos, dar palestras, cursos e me conectar com centenas de empreendedores me ajuda a refinar essa visão constantemente. É um ciclo de aprender, aplicar, ensinar, reaprender…
Vou listar os 6 aprendizados do ano e detalhar porque eu considero cada um deles importante, bem como trazer uma visão de como afeta positivamente uma empresa B2B. Bora lá:
1. O equilíbrio entre a “porta pra dentro” e a “porta pra fora”
Durante anos, fui equilibrando pratos, mas em 2025 fiz isso de forma consciente. O empreendedor B2B moderno não pode apenas cuidar da “porta pra dentro” (bater o BP, liderar gestão, entregar valor ao cliente). Isso é o business as usual.
O aprendizado aqui é: você precisa colocar tempo intencional da “porta pra fora”.
Eu peguei o conhecimento que eu tinha e, em vez de usar apenas internamente, coloquei à disposição do mercado. Minha rotina em 2025 foi clara:
Diariamente: LinkedIn (presença constante).
Semanalmente: Conteúdo profundo no YouTube e nesta Newsletter.
Mensalmente: Eventos presenciais (Ramp Up Tour).
Essa presença externa não é vaidade; é o que trouxe as melhores oportunidades de crescimento para a empresa. Se você é especialista no assunto e quer liderar uma categoria, pare de guardar o conhecimento dentro de você.
2. O LinkedIn recompensa consistência e autenticidade
Vi muita gente aparecer e desaparecer no LinkedIn este ano - o tal “voo de galinha”.
O que separou quem construiu relevância de quem sumiu foram duas palavras: consistência e autenticidade.
Consistência: eu não acordo todo dia motivado para postar. Mas eu trato o LinkedIn como academia: vou lá e faço, porque a disciplina vence a motivação. Não adianta postar algumas vezes esperando que a agenda de vendas lote magicamente.
Autenticidade: com a IA, a barreira de produção caiu. Qualquer um pede pro ChatGPT escrever um post. Mas ninguém é melhor para ser o Ricardo Corrêa do que o próprio Ricardo Corrêa.
Se você terceirizar sua voz para uma IA ou tentar copiar o guru gringo, você será ignorado. A IA ajuda no refino, mas nunca pode ser a porta-voz do seu negócio.
Ao publicar todos os dias - ou na melhor frequência que lhe for possível - você passa a entender o que funciona, percebe melhor as mudanças no algoritmo e no comportamento. Além disso, quanto mais você pratica, mais encontra seu tom de voz.
3. Uso de IA para ganhos de produtividade e margem
Passamos da fase da promessa milagrosa (o SDR de IA que vai resolver sua vida sozinho) para a fase da utilidade real. Na Ramper, a IA não substituiu pessoas, mas mudou drasticamente a produtividade em duas frentes:
Marketing: Tenho um time de apenas 5 pessoas que entrega o volume de uma agência de 20. A IA atua na geração de pautas, cortes, capas e revisão. Eu sou o protagonista, a IA é o bastidor.
Desenvolvimento: Fomos resistentes em colocar IA no nosso core (código), mas viramos a chave. Usando ferramentas como Lovable e Cursor para prototipagem e codificação, hoje um dev na Ramper rende por três a cinco desenvolvedores comparado ao ano anterior.
Pra mim, a grande oportunidade em IA hoje - em termos de ganho de produtividade - é aliar as melhores tecnologias com as melhores pessoas do seu time.
Deste modo, uma pessoa passa a render por 3-5x sem mecanizar o trabalho e sem perda de qualidade no produto final. Isso libera tempo da equipe, aumenta a margem da empresa e gera a descompressão necessária para inovar nos períodos seguintes.
4. Prospecção só funciona com contexto e timing
A era do spray and pray (lista fria de milhares de contatos com e-mail genérico) acabou. Quem insiste nisso está passou o ano reclamando que “outbound não funciona” ou decretando a morte do método.
Algo que já estava claro pra nós, mas que foi bem reforçado em 2025 é que prospecção precisa de contexto e timing.
Contexto: recorte seu mercado em tiers. Separe as TOP 100 contas e faça uma abordagem artesanal. Para o Tier 3, use automação e IA. Não tente tratar todo mundo igual.
Timing: o e-mail é o melhor canal para abrir portas, mas não para fechar negócio. Use o e-mail para identificar o interesse e, no momento que o lead der o sinal (abertura, clique, resposta), aí sim você entra com o telefone ou WhatsApp.
Ligar frio só gera desgaste: no time e no lead. Ligar no timing certo converte 10x mais.
5. A melhor estratégia de marketing B2B é educação
Vejo empresas patinando, trocando de agência a cada seis meses, tentando achar o canal mágico (Ads? Influencer? Evento?). O aprendizado é: a melhor estratégia para dominar um nicho é a educação.
Se você me conhece, provavelmente não foi porque viu um anúncio pago da Ramper em algum lugar. É porque eu educo o mercado consistentemente.
A minha missão é garantir que todo o meu ICP saiba que eu existo (alcance) e, através do conteúdo, entenda que eu sou capaz de resolver o problema dele (autoridade). Se eu tivesse apenas uma ficha para apostar em 2026, eu não apostaria em canal, apostaria em educação.
6. Clareza sobre estágio e modelo de negócio
Esse aprendizado veio das mentorias que dei este ano. É assustador, mas 90% dos empreendedores não têm clareza do estágio em que estão e do seu modelo de negócios - e o que eles deveriam fazer a partir desses critérios.
Vejo empresa pequena tentando copiar a estratégia da Totvs. Vejo empresa de venda complexa querendo fazer marketing de varejo. Todas sempre patinando.
Estágio: você sobe o morro a partir de onde você está. Se você fatura R$100mil, sua estratégia não pode ser a de quem fatura R$50 milhões.
Modelo de Negócio: se você tem um perfil de venda complexa, mas está tentando copiar o modelo de vendas de uma empresa de cursos, provavelmente vai investir no canal errado e torrar dinheiro.
Empresas que não entendem esses dois vetores vivem “resetando” a estratégia todo fim de ano: trocam o time de vendas, trocam a agência e continuam no mesmo lugar.
Esses foram os meus aprendizados de campo em 2025. Procurei trazer uma visão mais prática do que teórica, e as coisas não ficam muito distantes do que estamos sempre falando nos canais Ramp Up: o B2B precisa ter mais consciência de negócios, estratégias de marketing mais propositivas, bem como entender o impacto da IA e dos creators.
Sigo com meu compromisso semanal de trazer conteúdos de alto valor nutricional aqui na newsletter Ramp Up. E, se você precisar de uma ajuda mais próxima, me procure no particular que eu vejo como podemos colaborar.
Bora pra cima de 2026!
E se você preferir ver esse conteúdo em vídeo, em um formato mais dinâmico e aprofundado, basta acessar abaixo:
🚀 Alguns Up’s pra você fixar
Crescimento consistente exige equilíbrio entre operação interna e exposição externa, usando conhecimento do nicho para gerar posicionamento e oportunidades.
Relevância no LinkedIn depende de disciplina contínua e voz própria; constância constrói lembrança e autenticidade diferencia em meio ao conteúdo genérico.
IA tornou-se uma alavanca prática de produtividade e margem, ampliando a capacidade de times de marketing e desenvolvimento sem inflar estrutura.
Prospecção só funciona com segmentação clara e leitura de sinais de interesse; contexto orienta a abordagem e timing define a conversão.
Marketing B2B eficaz educa o mercado e respeita estágio e modelo de negócio; sem isso, estratégias não têm identidade própria e patinam.
⚡ Conteúdos rápidos da semana
↗️ Programa Ramp Up - para empresas B2B em crescimento
Eu estou lançando um programa pago, exclusivo para empreendedores e líderes B2B. O foco do programa é apoiar o crescimento das empresas B2B através de:
Trilhas de conhecimento: como ir do mil ao milhão/mês; motores de crescimento etc
Mentorias quinzenais conduzidas por mim
Comunidade com outros empreendedores / líderes B2B
Para fazer parte, fale com a gente através deste link.
🤘 Outros conteúdos pra você rampar
Eu conheço muitos empreendedores que atuam no mercado de TI / desenvolvimento, mas pouco que conseguiram romper a barreira de crescimento como o Mergulhão.
A história que começou com desenvolvimento web, passou por mobile, hoje contempla um ecossistema enorme de desenvolvedores e CTOs. Percebo que o Mergulhão segue uma estratégia similar à minha, de ser um hub de informações para o seu mercado com comunidade, podcast e afins.
Neste episódio repleto de Ups N’ Downs, fusões e sisões, aprofundamos na história que originou a Impulso. Para ouvi-lo, acesso no YouTube e no Spofity.
👋 Antes de ir…
O Ramp Up é um hub de conteúdos B2B. Conheça também o nosso canal de Youtube.
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Forte abraço 🤘
Ricardo Corrêa










