Top posts LinkedIn 2024
Elenquei minhas 10 melhores publicações de 2024 - que juntas, geraram mais de 800k impressões - e as decodifiquei em critérios objetivos que você pode implementar na sua estratégia.
Eu comecei a publicar diariamente no LinkedIn no meio de 2024 e, ao longo desses seis meses, fiz cerca de 150 publicações que alcançaram mais de 2,5 milhões de visualizações.
Dez dessas publicações foram responsáveis por 800 mil visualizações - ou seja, 6% do esforço que gerou 32% do resultado.
Tanto para meu próprio aprendizado, quando para ajudar quem interessar, tirei parte do fim de ano para decodificar minhas melhores publicações e traçar critérios objetivos que me permitam replicar o sucesso delas no futuro.
Nesta edição da newsletter Ramp Up, vou compartilhar quais foram essas publicações, os critérios que utilizei, bem como o sistema de pontos e pesos para chegar no top 10.
Quando comecei a publicar, foi de forma despretensiosa, com o objetivo de entender melhor como a rede funciona e aprender no processo. Após mais de 100 publicações, identifiquei um padrão replicável – um arquétipo.
Divido esse arquétipo em cinco critérios principais:
Imagem: deve ser capaz de interromper o scroll e chamar atenção para a publicação. Uma boa imagem desperta a curiosidade de leitura e ilustra o conteúdo principal. Para este critério, atribuo “peso 1”.
Gancho: é a frase de impacto que define se a pessoa vai ou não ler o post completo. Um gancho poderoso prende a atenção logo no início e incentiva o leitor a continuar. Para este critério, atribuo “peso 1”.
Conteúdo: é o que entrega a promessa para o leitor e atinge o objetivo da publicação - construir autoridade, educar, posicionar-se. Aqui é onde você gera valor. Para este critério, atribuo “peso 2”.
Chamada para ação: é a ação que você espera que o leitor tome ao ler o post, normalmente alinhada ao objetivo da sua publicação. Aqui é onde você captura valor. Para este critério, atribuo “peso 2”.
Conexão com o negócio: é o balizador que mantém os conteúdos alinhados aos seus objetivos de negócios e ajuda a evitar abordar polêmicas ou trends que não agregam ao propósito. Para este critério, atribuo “peso 4”.
Os pesos que atribuo reforçam minha crença que as publicações precisam estar alinhadas aos objetivos de negócios da empresa. Dessa forma, evitamos o risco de fazer publicações que geram engajamento - polêmicas, memes etc - e nos distanciam do que realmente importa no B2B, que é gerar negócios!
No sistema de pontos, atribuí notas de 0 à 10 para cada critério. Multiplicado pelas peso de cada critério, as publicações poderiam atingir até 100 pontos.
Agora vamos ao top 10 em ordem decrescente:
Top 10 - a dura realidade da vida é que ela é dura
Um post sobre os desafios de empreender, contando minha trajetória desde estagiário - pai jovem, ganhando pouco - até me tornar CEO da própria empresa. O perfil não faz muito meu estilo, mas foi escrito com sinceridade e gerou um engajamento inesperado. Destaco as pessoas que me procuraram dizendo que encaminharam para filhos/parentes que precisavam dessa mensagem.
Nota do post: 45
Top 9 - lista com as melhores áreas de vendas B2B do Brasil
Apostei no formato visual e de listas, que tendem a gerar alto engajamento. Em publicações assim, as empresas listadas compartilharam o conteúdo, enquanto outras pessoas comentaram sugerindo nomes. O objetivo era posicionar a Ramper como autoridade em vendas B2B, em meio a outras marcas respeitadas, e ajudar quem está na busca de um bom lugar para trabalhar.
Nota do post: 65
Top 8 - 30 dias publicando no LinkedIn
Conteúdo falando sobre meus principais resultados e aprendizados publicando durante 30 dias no LinkedIn. Um aprendizado é que essas publicações no formato “build in public” têm um ótimo desempenho.
Nota do post: 65
Top 7 - diferenças entre R$1m e R$10m/ARR
Mais uma publicação no formato “build in public”. Nela eu compartilho o que muda em um time de vendas B2B que fatura R$1m/ano para um que fatura R$10m/ano. Conto isso com conhecimento de causa, pois a Ramper passou essa jornada nos primeiros 5 anos da empresa.
Nota do post: 69
Top 6 - organização de agenda de CEO
MAIS UMA publicação no formato “build in public”, o que reforça minha preferência por abordar assuntos que tenho conhecimento de causa. Nela, compartilho como organizo minha agenda semanal para cumprir os compromissos de gestão da Ramper e ainda ter tempo para resolver problemas, pensar na estratégia da empresa e atuar no LinkedIn.
Nota do post: 69
Top 5 - premiação dos Top SDRs Brasil
Essa publicação marcou o lançamento de uma ação muito mais ampla, que foi a premiação dos Top SDRs Brasil. Seu objetivo era explicar o regulamento da premiação e captar indicações de SDRs, e acabou recebendo mais de 3.000 comentários. A ação como um todo foi incrível e movimentou o LinkedIn durante algumas semanas.
Nota do post: 72
Top 4 - Ramp Up Book - Gestão de vendas B2B
Lançamento do meu primeiro material com intuito de gerar leads: o Ramp Up Book - Gestão de Vendas B2B. Fiz ainda outras 2 publicações, alterando apenas o formato, para divulgar o mesmo material. Foram quase 2.000 leads, dentre outros resultados gerados com a ação.
Nota do post: 75
Top 3 - cold call vs warm call
Publicação com objetivo posicionar a Ramper dentro de um dos assuntos que mais acreditamos: existem formas muito mais inteligentes de prospectar do que fazer cold calls. A qualidade da discussão gerada nos comentários foi muito boa, e foi o meu primeiro post que me rendeu um convite pra resolver a diferença de opinião no tatame. Estou esperando até hoje. Oss 🥋
Nota do post: 78
Top 2 - vídeo sobre como gerar leads no LinkedIn
Publiquei um vídeo tutorial para explicar como tenho usado o LinkedIn para gerar leads, que foi uma das minhas grandes descobertas de 2024. Foquei em aprender a produzir conteúdos e construir audiência no LinkedIn, e em seguida, a converter essa audiência em leads. A publicação gerou centenas de leads qualificados para a Ramper.
Nota do post: 78
Top 1 - Ramp Up Book - Prospecção de leads B2B
Essa publicação ficou na primeira posição, e não é a toa. Ela marcou o lançamento do meu material mais bem sucedido até aqui: o Ramp Up Book sobre Prospecção de Leads B2B. Este material teve um engajamento incrível no LinkedIn, gerou mais de 2.000 leads para a Ramper e está diretamente conectado ao que fazemos.
Nota do post: 83
Caminhando para o fim desta edição, compartilho este material no intuito de ajudar outros founders B2B - ou qualquer outro perfil profissional - que esteja buscando produzir conteúdos, construir autoridade e fazer negócios no LinkedIn. Espero que os critérios ajudem na estruturação e os temas inspirem suas pautas!
Além dessa newsletter, eu publico diariamente no meu perfil de LinkedIn e alimento semanalmente o canal Ramp Up no Youtube. Inclusive, publiquei hoje um vídeo no canal onde eu aprofundo mais no assunto:
🚀 Alguns Up’s pra você fixar
O mais importante em uma estratégia de LinkedIn é manter-se alinhado ao seus objetivos de negócios e tomar cuidado para não buscar engajamento a qualquer custo.
O LinkedIn é uma mina de ouro quando o assunto é geração de leads - é a nova forma de fazer inbound. Você só precisa entender a forma certa de explorá-lo.
Publicações que apresentam conhecimento de causa e/ou no formato “build in public” costumam performar muito bem.
A melhor “chamada para ação” que validei com objetivo de coletar leads que é que pede pra galera comentar na publicação para receber o material.
Ter clareza dos critérios que compõem a estrutura de uma publicação podem te ajudar a escalar sua produção de conteúdos e, por consequência, seus resultados.
⚡ Conteúdos rápidos da semana
Founder que constrói negócio sério frustrado com picaretas de Instagram
Quando ter SDRs no time - por estágio e por modelo de vendas
Estruturas de remuneração para SDRs júniores e SDRs/BDRs seniores
Como CEOs e líderes B2B podem organizar suas agendas em 2025
Como evitar os extremos da liderança e encontrar o seu equilíbrio
O que não funciona mais em prospecção e o que muda para 2025
🤘 Outros conteúdos pra você rampar
O Raphael Dyxklay é um founder que tomou uma das decisões mais corajosas que eu já vi: abandonar um projeto que estava dando certo para se dar a chance de encontrar um projeto com um potencial ainda maior.
Neste episódio do Start Ups N’ Downs, o Rapha compartilha conosco como ele decidiu sair da sua primeira startup para voltar ao mercado para ganhar mais cancha. Passou por unicórnios como Creditas, Loft e Olist até empreender novamente com a Barte, uma das startups de crescimento mais acelerado da atualidade.
Essa história reforça o que sempre dizemos no programa: a jornada de quem empreende pode ser tudo, menos linear! Para este episódio, escolha entre Youtube ou no Spotify.
👋 Antes de ir…
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Forte abraço 🤘
Ricardo Corrêa