So far, so good - o melhor do Ramp Up!
Edição comemorativa de 1 ano da newsletter lida por 40 mil líderes das principais empresas B2B do Brasil - com as 10 melhores edições já publicadas.
Fala galera!
Estou de volta depois de um período de descanso necessário. Aproveitei as férias escolares dos filhos pra tirar 10 dias com a família - algo que não fazia desde 2019.
Ta aí alguns registros desse período:
Pela primeira vez em 1 ano de newsletter, fiquei 2 semanas seguidas sem publicar. Até poderia ter planejado pautas para evitar esse hiato - mas, honestamente, quis colocá-la em descanso também.
Volto agora com energia renovada, visão ainda mais clara e pautas que estou ansioso pra compartilhar — assuntos nos quais venho me aprofundando nos últimos tempos.
Ao longo desses 12 meses de Ramp Up, temos nos consolidado como o principal canal sobre estratégias de crescimento para empresas B2B. Em 44 edições, falamos sobre:
Estratégias de go-to-market para empresas B2B
Geração de demanda B2B (majoritariamente inbound + outbound no LinkedIn)
Aplicações práticas de inteligência artificial no processo comercial
Hoje, somos quase 40.000 inscritos. Entre eles, empreendedores e lideranças das áreas de receita das principais empresas B2B do Brasil. E crescendo...
Pelo perfil de quem consome a newsletter, tenho um carinho especial com o conteúdo. Cada edição é lida por pelo menos metade do número de inscritos.
No lugar de teorias e futurologias, minha abordagem é baseada em conhecimento de causa. Compartilho aprendizados da jornada de quem empreende o próprio negócio B2B e vive os desafios de construir e gerir time, implantar (e capotar) estratégias, colher resultados (ou só os aprendizados).
Além dos desafios da trincheira, tenho a visão privilegiada de acompanhar o ecossistema da Ramper - composto por milhares de empresas B2B que usam nossas plataformas e consomem nossos conteúdos todos os dias.
Pra reaquecer os motores e preparar o terreno para o que vem nos próximos 12 meses, aqui estão as 10 edições mais marcantes até agora:
1.
Captura e geração de demanda B2B
Nesta edição da newsletter Ramp Up, vou entrar em um assunto um pouco mais tático, mas fundamental para empresas B2B comprometidas com seu crescimento.
2.
Framework de organização founder-led growth
Se você acompanha meus conteúdos, sabe que desde meados de 2024, tenho me dedicado a atuar como criador de conteúdo seguindo uma estratégia founder-led growth.
3.
O “novo inbound” B2B é no LinkedIn
Sem pretensão alguma de cunhar o “novo inbound” aqui como um novo método ou termo, quero transmitir um conteúdo informativo e baseado na minha experiência pessoal.
4.
Como preparar minha empresa B2B para a IA
Quem já estava no mercado por volta de 2010, quando a cloud começou a ganhar popularidade, sabe o impacto que uma transição tecnológica dessa magnitude é capaz de causar.
5.
Faz sentido substituir SDRs por IA?
Bora entrar no assunto de maior embate do LinkedIn dos últimos tempos:
6.
A jornada de vendedor à CEO
Se é comum que vendedores se tornem CEOs, eu não tenho tanta certeza**.** Agora, uma coisa da qual tenho convicção é que a profissão de vendedor é uma das que mais se assemelha à de um empreendedor, por algumas razões.
7.
O que o B2B pode aprender com os infoprodutores
De um lado, temos as empresas B2B: especialistas nos seus segmentos, ótimas em criar produtos e serviços, mas péssimas em marketing e vendas.
8.
Qual o impacto da IA nas empresas B2B?
Quem empreende no B2B - como é o meu caso e de boa parte dos leitores desta newsletter - está bastante acostumado com a realidade de “bater o escanteio e correr para a área cabecear".
9.
Como atualizar sua prospecção para 2025
Estamos vivendo um período de ruptura em diversos canais de marketing e métodos de vendas - seja porque o mercado saturou das mesmas práticas, seja pela transformação que a IA está causando na forma como as coisas são feitas.
10.
Geração de leads B2B em 2025
Os leads são o combustível de crescimento de uma empresa B2B, e o processo que gera e transforma os leads em receita é o motor desse crescimento!
Tire um tempo pra ler os artigos e compartilhe comigo o que achou (pode responder o e-mail, caso assine pelo Substack, ou me enviar DM no LinkedIn).
E se quiser sugerir algum tema para eu abordar nas próximas edições do canal/newsletter Ramp Up, basta enviar sua sugestão abaixo:
Na semana que vem, retomamos programação normal 💪
Forte abraço,
Ricardo Corrêa